Instituto de Ciências Exatas e Naturais

Print PDF

A Biblioteca do ICEN foi criada em 1989, para dar suporte ao mestrado em matemática, possuindo no momento um acervo de pouco mais de 150 livros, ainda não processados tecnicamente. Em 1992 iniciou-se o processo de estruturação, automatizando o sistema de registro e controle do acervo, através do Sistema MICROISIS, para recuperação de informação. A partir de outubro de 2003, com o objetivo de compartilhar informação com outras bibliotecas da UFPA, passou a fazer parte de uma rede de sistemas integrados e sobretudo incorporando uma moderna tecnologia de informática, que permitiu o acesso ao acervo através do sistema PERGAMUM.

Atualmente faz parte do Sistema de Informações de Bibliotecas (SIBI), tendo como coordenação a Biblioteca Central.

Hierarquicamente vinculada à administração do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, é uma biblioteca setorial especializada em Matemática, Estatística e Informática. Atende em médio 6.000 usuários por ano, entre eles professores, pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação, Técnicos-Administrativos e outros.

Por se tratar de uma Biblioteca também especializada na área de informática, vem atraindo usuários de outras instituições, atendendo a uma clientela bastante diversificada.