Instituto de Ciências Exatas e Naturais

1. Inscrição do Usuário
1.1. Documentos

a) Alunos de graduação

• Comprovante emitido pela secretaria da faculdade.

b) Alunos de Pós-graduação

• Declaração emitida pela secretaria da faculdade.

c) Professor e funcionário

• Contra-cheque e carteira de identidade;

Obs: serão cadastrados apenas funcionários da instituição (ICEN), alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados em cursos do ICEN, não havendo restrições para professores da UFPA.

2. Empréstimo domiciliar
2.1. Prazo

• Professores: 30 dias ou um prazo mais longo a título de empréstimo especial;

• Alunos de pós-graduação: 15 dias;

• Alunos de graduação: 7 dias;

• Funcionários: 7 dias;

2.2. Limitação

• Professores: 6 exemplares

• Alunos de pós-graduação: 3 exemplares

• Alunos de graduação: 3 exemplares

• Funcionários: 3 exemplares

Obs. As obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.) e materiais como periódicos, TCCs, teses e dissertações são restritas apenas a consulta na biblioteca. Os guias, manuais, fitas de vídeo, disquetes e CDs, serão emprestados nas mesmas condições do empréstimo de livros.

3. Empréstimo entre bibliotecas
3.1. Procedimento

• O usuário deve ter vínculo com a UFPA;

• Deverão ser relacionadas as publicações pelo usuário através de um documento e solicitada a direção da biblioteca sua assinatura, para encaminhamento a título de empréstimo em outras bibliotecas.

4. Devolução

• O prazo de devolução do material bibliográfico deverá ser respeitado a fim de não prejudicar a demanda de outros usuários.;

• Só haverá renovação do empréstimo, desde que não haja reservas;

• Não será permitida renovação por telefone ou sem identificação.

5. Reservas

• 1 (uma) publicação de cada vez.

• Prazo para procura da reserva - dia da devolução + 3 dias.

6. Consulta local e xerox

• O usuário deverá apresentar sua RG e preencher um formulário estabelecido pela biblioteca.

• O usuário terá 8 horas para a devolução do documento.

7. Penalidades

• O usuário ao ser surpreendido tentando apropriar-se indevidamente do patrimônio da biblioteca, terá seus direitos suspensos por tempo indeterminado;

• O usuário ao danificar ou extraviar uma publicação, deverá devolver uma original ou similar em caso de edição esgotada. Ele terá o prazo de 5 dias úteis para reposição, a contar do dia da punição. Não será aceita a devolução de documentos incompletos ou em mau estado.

• O usuário terá seu empréstimo suspenso o dobro do tempo em que manteve a obra em seu poder;

• O usuário será notificado em caso de atraso da devolução; o não atendimento implicará na expedição de um documento a Direção do Instituto ou Coordenação do curso a qual ele pertença, para serem adotadas medidas previstas na Portaria 1737/94 do Magnífico Reitor desta Universidade.

• No caso de ser um aluno o usuário faltoso, uma vez informado e não tomar nenhuma providência, ele poderá ser impedido de realizar qualquer verificação de aprendizagem e por fim ser incluído em uma lista de inadimplentes, que será encaminhada ao CIAC para que sejam excluídos da matrícula ou até nem receberem o diploma de conclusão do curso.

• Sendo um professor ou um técnico-administrativo o usuário faltoso, a Direção do Instituto será comunicada, assim ele terá 48 horas para a devolução ou reposição da publicação no caso de extravio. O não atendimento deste usuário, implicará na adoção de medidas como o desconto em vencimentos, do valor correspondente a obra não devolvida.