Professor do Icen/UFPA vence Prêmio José Reis de Divulgação Científica
O professor e físico Luís Carlos Bassalo Crispino, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (Icen/UFPA), foi o vencedor da 45ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, promovido pelo CNPq. A premiação, uma das mais importantes do país na área, reconhece iniciativas que aproximam a ciência da sociedade e, em 2025, contemplou a categoria "Pesquisador e Escritor".
Crispino é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFPA, bolsista de Produtividade em Pesquisa e membro do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq. Também integra conselhos e entidades científicas de alcance nacional, mantendo atuação ativa na promoção da ciência e no fortalecimento da divulgação científica no Brasil.
Para o professor, divulgar a ciência é uma forma de retribuir à sociedade o investimento feito na pesquisa pública. “A maioria de nós, cientistas, é financiada pelo poder público, por verba pública. Então, eu acho que passa a ser uma obrigação nossa retribuir para a sociedade esse investimento que é feito em nós”, afirmou em entrevista ao CNPq. Ele defende que instituições de ensino e centros de pesquisa mantenham laços com as escolas, ampliando o acesso à ciência desde a educação básica.
Confira mais detalhes na entrevista disponível no portal do CNPq, em que o professor Crispino fala sobre sua trajetória como pesquisador, educador e divulgador científico. A publicação também aborda os desafios de fazer ciência na Amazônia e o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA.
Redes Sociais